sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O segredo para se livrar dos traumas do passado

O segredo para se livrar dos traumas do passado

Aprenda como é possível reparar os danos causados pela decepção e voltar a acreditar no amor














Todos querem ser felizes em um relacionamento amoroso. Em alguns deles, porém, podemos perceber quanto é complicado conviver com uma pessoa que ainda carrega marcas do passado. Muitas vezes, ela demonstra insegurança, consequência de um amor repleto de medo. O receio de sofrer novamente ou passar por decepções faz com que muitos solteiros desacreditem que é possível construir uma família feliz. E assim sofre tanto quem ainda carrega mágoas como aquele que convive com a pessoa não curada.
Diana Fernandes Ribeiro, estudante de publicidade e propaganda, de 29 anos, viveu um grande trauma no último relacionamento. Ela namorava havia três anos e acreditava que iria casar e ser feliz com o parceiro. “Um dia, de forma inesperada, ele terminou comigo”, lembra a jovem.
A perda a fez se sentir completamente sozinha e ela passou a desacreditar no amor. “Foi uma tristeza muito grande. Senti como se o coração doesse de verdade. Foi uma dor física e na alma, uma dor inexplicável. Com isso, passei a ter receio das pessoas. Pensava que esse momento ruim poderia acontecer novamente, como se todas as pessoas fossem iguais”, conta Diana.
Por que traumas influenciam na crença a respeito do amor?
Segundo a psicóloga Alessandra Amorim, existem muitos fatores que levam as pessoas a desacreditar no amor. Eles podem ser internos ou externos. Os fatores internos podem estar ligados ao histórico familiar. “Essa pessoa pode ter desacreditado no amor pelo fato de que o que ela vivenciou dentro do próprio lar não se configurava como um relacionamento amoroso, mas de brigas, rejeição, desafeto e críticas constantes, entre outros”, explica.
Já os fatores externos são mais comuns, pois se trata da experiência vivida de forma real pela própria pessoa. “Aqui, ela não é espectadora, mas a protagonista da história, o que reforça ainda mais sua crença de que o amor não existe. Nesse caso, a pessoa começa a acreditar que nenhum relacionamento dará certo, porque ‘aquele’ não deu. Ou que sempre será enganada, já que os outros a enganaram”, completa Alessandra. A lista de motivos é imensa.
“Ah, mas as pessoas boas já estão casadas”
Segundo Renato Cardoso, palestrante e apresentador, a afirmação acima é comum entre muitos solteiros e existe uma explicação para ela. “Elas têm dificuldade de acreditar e de confiar. Com tantas decepções, traições, divórcios e safadeza que temos visto por aí, nossa primeira reação é desconfiar de quem não conhecemos”, explica em seu blog (renatocardoso.com/blog/).
De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, divulgada pelo IBGE, o Brasil tinha no ano passado 77 milhões de solteiros, 2,7 milhões a mais do que no ano anterior. “Claramente, o problema dos solteiros não é a falta de pessoas. O problema é a falta de fé nas pessoas”, diz o apresentador.
O amor perfeito existe
Em palestra recente, Renato e Cristiane Cardoso explicaram a diferença entre o amor com medo e o amor com fé. O primeiro é inseguro, ciumento e medroso; o segundo é aquele que não enxerga apenas o que os olhos veem, mas o que a fé diz. Eles afirmaram que é a escolha entre duvidar e acreditar que determina o futuro da vida amorosa.
Diana percebeu isso e, com o tempo, deixou o medo de lado. “Foi exatamente pela fé que superei o trauma. Comecei a frequentar a ‘Terapia do Amor’. Ao ouvir e colocar em prática tudo o que era ensinado, passei a encarar os meus receios”, diz. Hoje, ela encontrou um novo amor e pretende se casar. “Namoro há um ano e quatro meses, vamos noivar em novembro e já estamos planejando nosso casamento. Nos completamos”, afirma, orgulhosa.
Acredite: é possível ser feliz
Quando uma pessoa não está curada emocionalmente, ela sempre achará uma forma de justificar o seu medo e sempre visualizará a condição do outro como sendo melhor do que a dela. Dessa forma, a tendência é só piorar a situação. Para resolver o problema, é preciso encará-lo e isso não acontece com o uso de justificativas.
Para se livrar do pessimismo amoroso é necessário agir e pensar de maneira diferente da que se adotou até então. Renato Cardoso afirma que é preciso conhecer a outra pessoa e a si mesma. “Solteiros que querem superar a solidão e encontrar alguém digno para uma vida a dois devem saber que seu maior inimigo é a falta de confiança. Devem investir em conhecer bem os possíveis candidatos e também se tornar pessoas dignas de confiança”, finaliza.
Aprenda a abandonar o medo e encontre o amor verdadeiro
Entenda o que aconteceu no passado – Sugiro que você entenda o seu passado, por meio de uma avaliação do que ocorreu. O que vale é que você entenda que coisas do passado precisam estar lá, ou seja, no passado. E, se houver falta de perdão, mágoa, ira ou qualquer outro sentimento, o melhor é assumir e tomar uma decisão em relação a isso. Liberte-se.
Perdoe o ex-parceiro e a si mesma – Perdoar é uma decisão, principalmente quando o trauma ocorreu por causa de traição ou abandono. Então, é melhor decidir pelo perdão e se libertar de qualquer consequência decorrente da mágoa.
Dê um tempo para você mesma – Num hospital, às vezes, aparece um sinal alertando que “não é permitido visitas”. No seu processo de cura também precisa ser assim. Esse tempo é essencial para avaliar o relacionamento de outro ponto de vista. Sempre há o que melhorar e uma pausa no decorrer do caminho nos faz pensar. Depois é só seguir em frente.
Acredite em você – É comum pensarmos que nada mais dará certo, quando estamos em uma situação de fracasso. Mas é preciso dar a volta por cima e acreditar em nós mesmos.
Acredite no amor! – Se alguém não valorizou o amor, isso não desvalorizará o amor. Se as pessoas não retribuírem o amor, nada mudará para quem deu e vivenciou o amor. Lembre-se sempre de que ninguém perde por dar amor, mas perde quem não sabe receber. Acredite no amor: ele levará você sempre mais perto de quem também acredita nele.
O amor supera tudo, inclusive os traumas do passado!

UNIVERSAL comemora aniversário da unidade da Fundação CASA Fênix.

E dia de festa! Parabéns


Comprovadamente sete e o número da perfeição, pois foi neste período que Deus criou o mundo é tudo que nele há, e a Fundação Casa Fênix completou 07 anos na última segunda-feira 06/10 com a gestão da Sra. Rosana.  


O evento teve a abertura com uma mensagem de fé e esperança do Pr. Geraldo, que engajou um bate papo com a ex-sensitiva  Marta Alves falando sobre sua história de vida, que teve momentos difíceis por conta da escolha de se entregar a espíritos malignos e fazer rituais para prejudicar outras pessoas.
Marta relatou que fazia tudo pois tinha a esperança de receber o poder que tanto prometiam, que teria uma vida próspera e feliz.   Mas nada disse aconteceu ao contrário somente sofrimento e dor.  Várias perguntas foram feitas pelos garotos pois muitos deles também já passaram por esta experiência. 
Porém Pr. Geraldo explicou sobre a importância de ter uma aliança com Deus par que tenham o livramento do mal e direção par fazer as melhores escolhas.

 Fez uma oração para libertação de todos os vícios e para que o Espírito Santo guardasse a cada um.


Em seguida a primeira tecladista e cantora da Igreja Universal do Reino de Deus  Cristina Miranda alegrou ainda mas a manhã com suas canções.

Enfim, saímos daquela unidade com a sensação de dever cumprido e que nosso carinho e afeto ficou na memória dos garotos e respectivos familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário